quinta-feira, 5 de novembro de 2009

1ª Jornada da Educação “Saberes e Fazeres do Professor”:

Jornada da Educação, em Joinville, capacita gestores e professores 

Para um professor ser bom, é preciso que ele tenha talento e inspiração para gostar de dar aula. Este profissional precisa, acima de tudo, de gerenciamento, material disponível, motivação e atingir a meta do aprendizado. A argumentação foi feita pelo professor e mestre em educação, Antonio Carbonari Neto, durante a abertura da 1ª Jornada da Educação, nesta terça-feira (3), em Joinville.

Ainda na opinião do professor, é necessário que o profissional tenha competência naquilo que faz, além de ter habilidade ao transmitir a mensagem para os alunos. ?O aluno tem que reter as informações que estão sendo passadas pelo docente em sala de aula. Tudo é um conjunto de aprendizado e o professor é a essência deste universo educacional, explica Antonio Carbonari Neto.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR)? Joinville, Manoel Mendonça; do secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, no ato representando o governador Luiz Henrique da Silveira; gerente Regional de Educação, Clarice Portella de Lima; diretores de instituições educacionais da região e secretários municipais de educação.

O Centreventos Cau Hansen, local do evento, estava lotado de diretores e professores das redes estadual, municipal, particular e acadêmicos dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Até esta quarta-feira (4), mais de 1.600 gestores da área educacional da abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR)? Joinville participam do evento que tem a finalidade de levar o professor a refletir sobre as práticas pedagógicas, a fim de transformá-las considerando as constantes mudanças sociais e a formação integral do aluno. Este treinamento é organizado pelo Comitê Temático de Educação da SDR? Joinville e conta com apoio de instituições de ensino da região.

A gerente de Educação da SDR? Joinville, Clarice Portella de Lima, comentou sobre a integração de entidades e órgãos para a realização deste grande encontro? Desde 2005, quando o Comitê Temático de Educação foi formado, já realizamos 45 reuniões, mais de 300 projetos foram apreciados, avaliados e aprovados e ainda o Comitê organizou seis cursos de capacitação para professores e gestores?, enumera Clarice.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR)? Joinville, Manoel Mendonça, frisou em seu discurso a integração ocasionada pelo grupo do Comitê Temático da Educação, que se reúne mensalmente para debater as prioridades do setor educacional do Norte catarinense? Esta ação faz parte do processo descentralizado implantado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Este Comitê, formado por representantes de entidades, dos órgãos públicos, educadores e da sociedade civil organizada, é responsável por definir as ações de desenvolvimento da região? destaca.

A segunda etapa da Jornada da Educação acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, em forma de Ensino à Distância. Já o término da Jornada da Educação acontece no dia 11 de novembro, das 13h30min às 17 horas. Serão realizadas oficinas didáticas para os participantes tendo como local a faculdade Anhanguera Educacional, situada na rua Campos Salles, 850? bairro Glória, em Joinville.

O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, falou dos investimentos que estão sendo feitos no campo da educação. Entre os benefícios, estão reformas, ampliação e construção de unidades, entrega de material escolar e uniforme para todos os alunos da Rede Estadual de Ensino e outras ações relevantes realizadas pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Educação e da SDR - Joinville.

Crédito: Thiago Dias