sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ações do Ensino Superior de Joinville e Região


Baseado no texto referente “As licenciaturas em Santa Catarina: diretrizes e desafios na formação de professores”.Foi elaborado um plano de ação para ser estudado juntamente com os diretores das escolas da rede pública estadual de Joinville e região.

O documento já foi enviado a todos os destinatários, mas para que este seja lido criticamente e que, através dessa discussão tenhamos uma mudança efetiva na formação de professores, concluímos que será de muita importância o estudo do documento: “As licenciaturas em Santa Catarina: diretrizes e desafios na formação de professores”, com todo o seguimento da gestão escolar.

Para esta ação será usada a reunião mensal, já de praxe, com os diretores das unidades escolares da região.

Em trabalho de dupla com a supervisão do ensino básico e profissional, será construída uma apresentação em Power Point do documento que será estudado e debatido em capítulos mês a mês.

Com isto teremos registro das opiniões e sugestões das escolas estaduais que diretamente recebem estes formandos, nos dando dados e subsídios para uma mudança real, que atenda as necessidades e anseios da educação catarinense.

Solicitamos que o gestor descreva como organizaram na sua região os encaminhamentos para a realização do Estágio Supervisionado e da prática de ensino.

No ano de 2007 a Supervisão de Educação Superior de Joinville já havia iniciado um trabalho com as instituições de Educação superior para discutirmos as práticas de estágio curricular das licenciaturas, o que abriu uma via de comunicação entre as unidades educacionais do Estado de Santa Catarina e as Instituições formadoras.

Com as novas Diretrizes de Estágio Curricular, esta comunicação ampliou-se e o número de participantes deste diálogo cresceu, englobando os cursos presenciais e á distância, o que proporcionou uma aproximação sadia e de muito sucesso entre todos.

Hoje temos tabulados os dados de número de vagas de estágio, em cada unidade escolar, em cada disciplina e período.

Um grupo de responsáveis pelo estágio curricular nas suas unidades escolares que pode comunicar-se com as instituições formadoras, pois tem em mãos uma lista com os respectivos supervisores de estágio com endereço, telefone e e-mail; assim como as Instituições de educação superior tem os dados das unidades escolares.

A Supervisão de Educação Superior orienta, coordena e pratica ações que sanam as dificuldades, aproxima e divulga o trabalho de todos os envolvidos para a melhoria do ensino na região norte da Catarinense.